Deputados exigem transparência do Censo Escolar

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Adriana Ventura - Foto: Divulgação
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

 

Deputados Tiago Mitraud e Adriana Ventura apresentam projeto de lei que altera a Lei Geral de Proteção de Dados e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para garantir a transparência

Para garantir a transparência nos números da educação brasileira e o acesso aos dados e microdados brutos do Censo Escolar, o deputado federal Tiago Mitraud (NOVO-MG) e a deputada federal Adriana Ventura (NOVO-SP) apresentaram o Projeto de Lei nº 454/2022, que altera a Lei Geral de Proteção de Dados e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

 

Para os deputados, é inadmissível os supostos atrasos na divulgação dos microdados relativos ao Censo Escolar da Educação Básica e ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), bem como a retirada da internet das séries históricas do Censo e do Exame pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Deputado Tiago Mitraud

“Os dados são fundamentais para que pesquisadores de todo o País possam estudar a educação brasileira, compreender melhor o impacto da pandemia e investigar quais estratégias têm funcionado melhor”, afirmou o deputado mineiro Tiago Mitraud. Já a deputada Adriana afirmou: “o projeto de lei vai servir para evitar que a LGPD seja usada como subterfúgio para se negar a transparência ativa aos dados do censo escolar e do ENEM.”

 

A entidade não divulgou os dados e os microdados relativos ao Censo Escolar de 2021 e do ENEM 2020, ferindo as determinações da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
A LGPD foi promulgada em 14 de agosto de 2018 e passou a vigorar plenamente em 14 de agosto de 2020, com tempo suficiente para os órgãos e as entidades públicas se adequarem às determinações da nova Lei. O projeto prevê, portanto, a transparência de informações do setor educativo e a garantia de direito dos cidadãos de acessar informações de interesse público.

Mais lidas

Outubro Rosa do Sesc DF oferece atendiment...
Ricardo Vale propõe IPTU menor para adotan...
GDF intensifica ações contra enchentes no ...
...