Os metroviários entrarão em greve a partir da 0h desta quinta-feira (9). Em assembleia na noite deste domingo (5), realizada na Estação Praça do Relógio, em Taguatinga. A categoria decidiu pelo movimento sob justificativa que não houve diálogo entre Governo do DF (GDF) e Metrô-DF. O movimento será por tempo indeterminado ou até o GDF responder às demandas no acordo assinado em 2015.
De acordo com o Sindicado dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do Distrito Federal (Sindmetrô-DF), as principais demandas são: reajuste salarial de 8,4%, com retroativo, e a contratação de 631 metroviários que passaram no último concurso – 331 para entrada imediata e 300 para o cadastro de reserva.

O Secretário de Assuntos Jurídicos, Leandro Santos, afirmou que a promessa do GDF para conceder as demandas estava vinculada à Lei de responsabilidade Fiscal (LRF). Assim, como o DF deixou o limite prudencial da Lei em outubro, a alegação era que os acertos deveriam ser cumpridos, mas até o momento não houve nenhuma resposta do Executivo.

Ir para o conteúdo






