Desfalques são dores de cabeças para Abel e Renato Gaúcho

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Palmeiras e Flamengo em contagem regressiva para a final da Copa Libertadores da América, sábado, 27, no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai.

A uma semana da grande decisão, entretanto, nem tudo são flores, seja na Academia de Futebol ou na Gávea.

Abel Ferreira, técnico do Alviverde, viu a pressão aumentar após as derrotas diante de Fluminense e, principalmente, para o rival São Paulo. Já Renato Gaúcho, além de não contar com o apoio irrestrito da nação rubro-negra, pode ter baixas importantes para o duelo derradeiro. Abaixo, a Jovem Pan mostra a situação dos rivais a sete dias da final.

Oscilação

Paulistas e cariocas oscilaram bastante desde que a final da Libertadores foi definida, em 29 de setembro. Instável, o Alviverde chegou a ficar quatro jogos sem sentir o gosto da vitória, sendo derrotado por América-MG e RB Bragantino, somados aos empates com Juventude Bahia.

Vale ressaltar que na segunda quinzena de outubro, entretanto, o Verdão embalou, conseguindo seis vitórias consecutivas no torneio nacional. A sequência foi interrompida justamente nas últimas duas partidas, com resultados negativos contra Fluminense e São Paulo.

O Rubro-Negro, por sua vez, viveu um processo inverso. Empolgado com a classificação para final da Libertadores, o Flamengo conquistou uma invencibilidade de seis jogos no Brasileiro, mas viu o ritmo cair justamente na semifinal da Copa do Brasil, quando foi eliminado pelo Athletico-PR, em pleno Maracanã. Apesar da enorme pressão sobre Renato Gaúcho, o time carioca demonstrou poder de reação, vencendo o líder Atlético-MG e embalando mais sete partidas sem perder. O último confronto foi a vitória sobre o Corinthians por 1 a 0, com gol de Bruno Henrique.

Os destaques

Raphael Veiga carrega bola durante partida entre Palmeiras e Bahia

No título da Libertadores da América de 2019, o Flamengo conquistou uma virada improvável sobre o River Plate nos minutos finais, com dois gols de Gabriel Barbosa, um dos principais nomes daquele grupo treinado por Jorge Jesus. No ano seguinte, Breno Lopes foi o herói improvável, marcando já nos acréscimos contra o Santos e dando o bicampeonato ao Palmeiras.

Antes de a bola rolar para final da edição 2021, Raphael Veiga e Michael são os favoritos ao posto de protagonista. O meio-campista palmeirense, nos últimos 10 jogos, foi responsável por anotar 6 gols e 1 assistência. Para efeito de comparação, no mesmo recorte, o atacante flamenguista balançou as redes 7 vezes e também deu um passe para gol.

Possíveis desfalques 

Bruno Henrique marcou o gol da vitória do Flamengo sobre o Corinthians

Bruno Henrique marcou o gol da vitória do Flamengo sobre o Corinthians

O Flamengo é quem mais pode ter problemas para a final. Rodrigo Caio, com edema na panturrilha, voltou aos treinos, mas ficará sob observação para enfrentar o Palmeiras durante a próxima semana.

De Arrascaeta, fora dos gramados desde o começo de outubro devido a uma lesão muscular na coxa direita, iniciou processo de transição física e não está garantido na decisão da Libertadores.

Outro jogador problema é o atacante Bruno Henrique, que sofreu uma tendinite no joelho na vitória contra o Corinthians, na última quarta-feira.

Mesmo se o trio se recuperar, o Rubro-Negro teme que falte ritmo contra o Alviverde. Abel Ferreira, por sua vez, deve ter problema apenas na lateral direita. Suspenso, Marcos Rocha dará lugar a Mayke ou Gabriel Menino.

Os dois finalistas não podem dizer que chegam à final da Libertadores em um ambiente tranquilo.

Com chances pequenas de ganhar o Campeonato Brasileiro e fora da decisão da Copa do Brasil, Palmeiras e Flamengo têm a competição sul-americana como chance de “salvar a temporada”.

No Alviverde, Abel Ferreira chegou a sofrer críticas da Mancha Verde, uma das principais organizadas, por perder o clássico contra o São Paulo e “errar” no planejamento para o momento importantíssimo. Já a diretoria flamenguista, após bancar Renato Gaúcho no cargo em alguns momentos, está preocupada. Rodrigo Dunshee de Abranches, vice-presidente geral do clube, chegou a pedir para a torcida se unir e não acreditar em “fake news”.

 

Próximos jogos

Palmeiras e Flamengo voltam a campo mais duas vezes antes de embarcar rumo ao Uruguai.

Neste sábado, 20, o Alviverde visita o Fortaleza, enquanto o Rubro-Negro encara o Internacional, no Rio Grande do Sul.

Na terça-feira, 23, o Palestra recebe o Atlético-MG, no Allianz Parque, em partida que pode sacramentar o título do Galo. No mesmo dia, o elenco carioca pega o Grêmio, novamente em Porto Alegre.

A expectativa é que Abel Ferreira escale o time titular somente contra os cearenses, enquanto Renato Gaúcho deve manter uma equipe mista contra os gaúchos.

Mais lidas

Brasilcap recebe certificado na 4ª Conferê...
GDF investe no transporte, congela tarifas...
Sesc-DF celebra grandes nomes do esporte n...
...