Empresa anuncia abertura de programa Mulheres na Ciência da América Latina

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
(crédito: 3M/Divulgação)
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Iniciativa busca também reconhecer o grande esforço que as mulheres cientistas fazem para gerar um impacto positivo em suas comunidades

 

A 3M, empresa de tecnologia e ciência aplicada, anuncia a abertura da segunda edição do programa 25 Mulheres na Ciência da América Latina 2022. A iniciativa inspira mulheres e jovens a estudar e a trabalhar em áreas relacionadas à ciência, bem como a reconhecer mulheres cientistas que causam impacto por meio de suas pesquisas. A convocação para esta segunda edição vai de 04 a 22 de outubro.

As cientistas interessadas em participar deverão preencher um formulário e explicar o seu projeto usando entre 140 e 280 caracteres, por meio do site.

Um júri qualificado composto por membros de diferentes países, como acadêmicos, líderes e/ou especialistas em indústrias científicas, bem como pessoas com vasta experiência em ciência, investigação, inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, selecionará as 25 mulheres cientistas de destaque da América Latina 2022.

Entre os critérios de avaliação que serão levados em conta para a seleção das 25 mulheres cientistas estão:

• Potencial de impacto social direto ou indireto na América Latina: o impacto social do projeto será avaliado, tanto em extensão (número de pessoas ou grupo/s impactados), como em profundidade (solução ou ajuda a um problema).

• Inovação do projeto: o projeto apresentado deve ser inovador e disruptivo enquanto os argumentos devem mostrar o seu valor para que se torne uma realidade.

• Viabilidade do projeto: este critério será avaliado de uma perspectiva técnica, econômica e organizacional.

• Maturidade da ideia: será demonstrada através dos resultados dos testes-piloto. Por isso, os protótipos devem ser apresentados através da análise do seu desempenho, escalabilidade e resultados.

• Capacidade e experiência: o potencial dos candidatos será outro dos parâmetros determinantes para a avaliação da candidatura, pois entende-se que a sustentabilidade e o sucesso dos projetos dependem também do potencial dos candidatos e das suas equipes.

As cientistas interessadas em apresentar os seus projetos devem ser maiores de idade e ter nascido ou viver num país latino-americano, ser autoras ou ter participado como líderes em pelo menos um projeto com um protótipo e/ou teste-piloto que demonstre uma ideia de inovação científica baseada na filosofia STEM.

Entre os aspectos utilizados para garantir a inclusão e evitar os vieses inconscientes está o fato de não serem solicitadas fotos, vídeos ou histórico universitário durante a primeira fase do processo.

As finalistas desta segunda edição serão anunciadas no dia 11 de fevereiro de 2022, durante um evento virtual, onde também será apresentada a segunda edição do livro 25 Mulheres na Ciência da América Latina.

Entre os benefícios que as vencedoras receberão estão a inclusão dos seus projetos e histórias na segunda edição do livro comemorativo de 25 Mulheres na Ciência da América Latina 2022, bem como o acesso a um curso de liderança e inovação em uma instituição acadêmica de prestígio e um plano de visibilidade científica e de trabalho em rede.

Para saber mais sobre o projeto, as participantes devem acessar o Blog de Curiosidade da 3M.

 

 

Com informações do Eu estudante

Mais lidas

Ceilândia terá audiência pública sobre nov...
Raphinha denuncia racismo contra filho na ...
Caiado recebe maior honraria concedida pel...
...