Bolívia se torna comando central do PCC para o Narcosul

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Conteúdos, tais como fotografias e mensagens inéditas, apreendidos nos celulares do traficante Anderson Lacerda Pereira, o Gordo, revelam o cotidiano dos líderes do cartel e conexão com máfia italiana

 

“A dificuldade de atuação da Polícia Federal (PF) no país vizinho e a localização geográfica central na América do Sul transformaram a Bolívia no santuário do Narcosul, como os investigadores chamam o cartel que reúne representantes da cúpula do Primeiro Comando da Capital (PCC) e associados no tráfico internacional de drogas”, informa o Estadão.

Segundo o jornal, os criminosos investem em joias, clínicas médicas, restaurantes, fazendas e passeiam em segurança com as famílias na região de Santa Cruz de La Sierra, centro do poder do grupo e rota de passagem da droga.

“Fotografias e mensagens inéditas apreendidas nos telefones celulares do traficante Anderson Lacerda Pereira, o Gordo, e informações das inteligências do sistema prisional, da PF e da Polícia Civil paulista mostram a ostentação e o cotidiano dos líderes do cartel. Dono de uma rede de clínicas médicas em São Paulo, Gordo estaria investindo no mesmo ramo na Bolívia.”

Segundo o procurador de Justiça Márcio Sérgio Christino, o Narcosul, o cartel do PCC, é a organização criminosa que mais cresce hoje no mundo.

A rede ainda conta com apoio da Ndrangheta, que fica com 40% de toda a droga que o PCC negocia na Europa.

Os traficantes utilizam a letra “B” em alto relevo como selo de qualidade de procedência da droga (foto).

O ‘b’ é de Beni, departamento (equivalente a Estado) da Bolívia, no centro-norte daquele país, na fronteira com Rondônia, em plena Amazônia. É um dos principais produtores de cocaína do país Andino.

Mais lidas

GDF vai negociar dívidas ativas de IPTU, I...
Moradores de Santa Rita do Araguaia vão re...
Ricardo Vale quer banir energéticos para m...
...