Nunes Marques suspende quebra de sigilos do irmão de diretor da Precisa

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) se reúne em sistema semipresencial para sabatina de indicado para exercer o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). As reuniões ocorrem de forma semipresenciais, sendo permitida a participação remota dos senadores através de um aplicativo de videoconferência, para debate com os indicados e leitura de relatórios. À mesa, indicado para exercer o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kassio Nunes Marques. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]
Para o ministro, o Tribunal tem enfatizado a necessidade de a quebra ser proporcional ao fim a que se destina

 

O ministro Nunes Marques suspendeu nesta segunda-feira (4) a quebra de sigilos de Gustavo Trento. Gustavo é irmão de Danilo Trento, diretor institucional da Precisa, pivô do escândalo Covaxin. A defesa de Gustavo havia pedido a suspensão no STF na sexta-feira.

Segundo o ministro, o Tribunal tem enfatizado a necessidade de a quebra ser proporcional ao fim a que se destina, sendo vedada a concessão de indiscriminada devassa da vida privada do investigado.

“Embora seja possível a quebra dos sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático por determinação de Comissão Parlamentar de Inquérito, a jurisprudência do Supremo tem sido no sentido da viabilidade do controle judicial dessas deliberações, notadamente a fim de avaliar-se a existência de fundamentação adequada para a medida excepcional”, disse.

A quebra dos sigilos, referente ao período entre 2018 e setembro deste ano, foi aprovada a partir de um requerimento de Renan Calheiros. O relator da CPI alegou que Gustavo “trabalha em conjunto” e é sócio de empresas de Francisco Maximiano, o dono da Precisa.

Mais lidas

Ceilândia terá audiência pública sobre nov...
Raphinha denuncia racismo contra filho na ...
Caiado recebe maior honraria concedida pel...
...