OCDF e CLDF realizam sessão solene em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Foto: Vinícius de Melo
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

 

 

Em todo o mundo são mais de 1 bilhão e 200 mil cooperados; no DF, existem 78 cooperativas gerando cerca de 2.252 empregos diretos

 

Por Lucíola Barbosa

 

Em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, o Sistema Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF) – entidade sindical patronal representante das cooperativas no Distrito Federal – promoveu, em conjunto com a Câmara Legislativa do DF (CLDF), por meio do deputado distrital Roosevelt Vilela, uma sessão solene na manhã desta quinta-feira (8), no auditório da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB). Cerca de 70 pessoas, majoritariamente cooperativistas, compareceu ao evento, realizado de acordo com as normas sanitárias.

Representando o governador Ibaneis Rocha, o vice-governador Paco Britto falou do respeito do Governo do Distrito Federal (GDF) a todas cooperativas do DF. “Retorno hoje a esta Casa, em nome do governador Ibaneis Rocha, para comemorar junto com todos vocês, e me sinto muito honrado em poder estar aqui, visto o simbolismo que esta pauta representa”, disse, emocionado, ao lembrar-se de seu pai-avô, o ex-senador do Amazonas, Flávio Britto. O carioca Paco mudou-se, em 1974, para Brasília com o avô, que, segundo ele, esteve sempre envolvido com o cooperativismo.

“Faço parte do cooperativismo desde os cinco anos. Meu avô fez parte por 35 anos da Confederação Nacional da Agricultura, envolvido diretamente no cooperativismo. Tenho um carinho muito grande pela área rural, apesar de ser urbano, e pelo cooperativismo brasileiro”, completou.

Empregos

Para se ter uma ideia da força do segmento, as cooperativas estão presentes em mais de 150 países. Em todo o mundo são mais de 1 bilhão e 200 mil cooperados, com cerca de 3 milhões de cooperativas atuando nos setores da agricultura, finanças, educação, saúde, entre outros. Além disso, o setor gera mais de 280 milhões de empregos.

No Distrito Federal, existem 78 cooperativas devidamente registradas no sistema, com 227,233 cooperados, gerando cerca de 2.252 empregos diretos.

Para o presidente da OCDF, Remy Gorga Neto, a cooperativa faz diferença no DF. “Trabalhamos dia a dia em prol do cooperativismo do DF. Temos evoluído, graças ao trabalho de cada um. Mas precisamos evoluir e crescer cada vez mais”, frisou. Na oportunidade, solicitou ao Paco que fossem analisadas pelo governo algumas demandas do setor, como a isenção em 5% do ISS para as cooperativas de catadores.

“Também as cooperativas de reciclagem estão precisando de ampliações de coleta seletiva. Têm algumas áreas que não estão cobertas pela coleta seletiva”, informou. Solicitou ainda “um olhar especial para os consignados”, sugerindo que as cooperativas de crédito tivessem flexibilidade junto ao BRB.

Na opinião do presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo no DF, deputado Roosevelt Vilela, o cooperativismo é o sistema mais adequado para “evoluir como comunidade. O Cooperativismo vem crescendo em todas suas vertentes. Eu acredito no sistema”.

Tânia Zanella, representando o presidente da OCB, Márcio Lopes, destacou que, mesmo com a crise gerada pela pandemia, o cooperativismo sempre trouxe resultados positivos. “As cooperativas entraram fortemente no auxílio a todas comunidades vulneráveis. São seis milhões de cestas básicas doadas pelas cooperativas ás pessoas vulneráveis”, pontuou.

Ela falou também sobre o Agro Fraterno, movimento liderado pelo Sistema CNA/Senar e pela OCB, que, em uma corrente solidária, reuniram-se para ajudar as famílias mais necessitadas, atingidas pela grave crise gerada pela pandemia da covid-19.  Estimulando as cooperativas para fazerem a doação de alimentos, o programa é voltado para a participação voluntária de produtores, empresas e entidades ligadas ao setor.

Pequeno produtor

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Cândido Teles, fez questão de ressaltar que o GDF comprou mais de R$ 40 milhões diretamente do pequeno produtor, referindo-se à agricultura familiar local. “O cooperativismo deu certo no mundo inteiro. No Brasil, está crescendo a cada momento”, reforçou.

Durante o evento, a equipe do Comitê Todos Contra a Covid, coordenado por Paco Britto, distribuiu 80 unidades de álcool gel, além de máscaras. Também entregou 10 caixas de insumos, que serão doados para duas centrais de cooperativas, a Rede Alternativa e a Centcoop/DF.

Participaram da solenidade os presidentes do Conselho de Administração do Banco Sicoob e da Sicoob Planalto Central, Miguel Ferreira; da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape/DF), Fernando Cezar Ribeiro; e do SLU, Sílvio Vieira; representando a Secretária da Mulher, Éricka Filippelli, a secretária executiva, Vandercy Camargos; também os cooperadores, os representantes das centrais de cooperativas, entre outros.

No final da cerimônia, foram homenageados com o diploma Moção de Louvor, conferido pela CLDF, personalidades do cooperativismo local, cujo currículo ostentam relevantes serviços prestados ao cooperativismo do Distrito Federal e do Brasil.

Reconhecimento

Em 2012, a Organização das Nações Unidas (ONU), em reconhecimento à importância do cooperativismo para a economia mundial, na busca por um modelo econômico mais justo e solidário e sua contribuição para a erradicação da pobreza e da miséria no mundo, declarou 2012 como o Ano Internacional do Cooperativismo.

No Brasil, há 5.314 cooperativas, 15.539.376 milhões de cooperados, que geram cerca de 425,3 mil postos de trabalho. O país possui cinco das 300 maiores cooperativas do mundo.

No Brasil e no Distrito Federal, o cooperativismo está organizado por ramos, como o agropecuário; consumo; crédito; infraestrutura; saúde; trabalho; produção de bens e serviço e transporte.

 

 

Mais lidas

Caiado enaltece força do setor supermercad...
Senac-DF abre vagas em cursos de setembro ...
GDF investirá R$ 39 milhões em Centro de R...
...