Pessoas de 41 anos a 59 podem agendar vacinação no DF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

A partir deste sábado (10), às 10h, o agendamento da vacinação contra Covid-19 ocorre para a população de 41 a 59 anos de idade no Distrito Federal. Segunda a Secretaria de Saúde, o DF recebe nesta sexta (9) 32,5 mil doses de vacinas.

Os anúncios aconteceram por meio do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, em postagens nas redes sociais. As informações foram confirmadas durante entrevista coletiva na tarde desta quinta (8), no Palácio do Buriti.

O processo de imunização para esse grupo etário começa já na segunda-feira (13). O avanço na vacinação está sendo possível com o recebimento de novas doses do antídoto, que chegarão até este sábado (10) ao DF. Somam-se a elas o remanejamento de 3.698 doses que estavam direcionadas a outros grupos de prioridade, mas que não tiveram procura.

Vagas abertas

De acordo com o secretário da Saúde, Osnei Okumoto, o número de vagas abertas para marcação depende de um cálculo que está sendo feito pela pasta. “Ainda está sendo definido, porque a gente faz isso dentro de 55 bases de vacinação e localizando as ‘sobras’ nessas bases para só então dizer quantas doses terão em cada uma delas”, explicou o secretário.

Comprovante 

A partir de agora, quem tomou a primeira dose da vacina em outra unidade da federação não precisará mais recorrer à Ouvidoria do GDF para comprovar residência em Brasília e, assim, receber a segunda dose por aqui.

Conforme o secretário da Casa Civil Gustavo Rocha, a comprovação de endereço será necessária diretamente no posto de vacinação, mas deverá obedecer um critério: só será possível se a idade do cidadão já estiver sendo atendida no DF.

“Se uma pessoa de 30 anos que, por exemplo, tomou a primeira dose em São Luís do Maranhão, e tentar tomar a segunda aqui, ela não irá conseguir fazê-lo dentro do prazo, já que o critério obedecerá a ordem de idade que estiver sendo vacinada aqui.”

Confira o vídeo da entrevista coletiva:

Média móvel

A média móvel de mortes por Covid-19 no Distrito Federal ficou estável nesta quinta-feira (7/7) e se manteve em 11,4. É o menor número desde 25 de fevereiro, quando estava em 11. Em relação ao verificado há 14 dias, o índice diminuiu 33,9% e completou 16 dias com tendência de queda.

Nas últimas 24 horas, foram registradas 577 novos casos de Covid-19 e 13 mortes decorrentes da doença. Devido ao atraso nas notificações, os óbitos não ocorreram, necessariamente, nesse período.

Ao todo, o DF já computou 435.982 infecções pelo coronavírus e 9.344 vidas perdidas desde o início da pandemia.

UTIs

A taxa de ocupação de unidades de terapia intensiva (UTIs) e UCIs voltadas para pacientes com Covid-19 na rede pública estava em 52,4% na última atualização da Secretaria de Saúde, realizada às 16h25 desta quinta. Ao todo, 326 dos 622 leitos estão ocupados.

Na rede privada de saúde, 156 das 195 unidades estão ocupadas – 80% do total. Essas informações também foram atualizadas às 11h55 desta quinta.

Mais lidas

Caiado enaltece força do setor supermercad...
Senac-DF abre vagas em cursos de setembro ...
GDF investirá R$ 39 milhões em Centro de R...
...