Anima Mundi chega à capital

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Abrindo a programação do mês das crianças, o maior festival de cinema de animação da América Latina traz a Brasília um mostra especial. A partir desta quinta-feira, o Centro Cultural Banco do Brasil recebe o circuito itinerante do festival Anima Mundi.

De acordo com o curador, a mostra recebe filmes de todos os principais festivais e faz uma mistura com filmes brasileiros e animações de todos os temas. “O festival foi feito para trazer para o Brasil a diversidade da animação e abrir espaço para as animações brasileiras”. Em seus 25 anos de história, foram cerca de 10 mil filmes de 75 países diferentes exibidos para mais de um milhão de espectadores.

Títulos clássicos de filmes nacionais e internacionais de diretores consagrados integram a grade de programação, formada por 36 filmes, entre eles o brasileiro O Projeto do Meu Pai, de Rosária Moreira; o inglês Manipulação, de Daniel Greaves; e o alemão O Presente, de Jacob Frey.

No dia 12 de outubro, o festival exibe apenas filmes voltados para o público infantil e as sessões são gratuitas. Na programação especial, o americano Chocante, de Hee Won Ahn; o alemão Chika, o Cachorro do Gueto, de Sandra Schießl; o holandês Juntando Cabeças, de Job, Joris & Marieke; além dos brasileiros A Primeira Flauta, de Ricardo Poeira e Simon Brethé; Diário de Areia, de Isadora Morales; e Por Que Vemos Colorido?, de Marcela Werkema e Fabiano Bomfim.

“Sempre pontuamos que animação é uma linguagem para todas as idades, não só para as crianças”, destaca Marcos Magalhães, cineasta premiado, fundador e curador do Anima Mundi. Ainda assim, em Brasília vão ter sessões especiais destinadas às crianças, em razão da comemoração do dia dos pequeninos. “Estamos comemorando várias coisas: aniversário do CCBB, Dia da Criança, os 25 anos de festival e os 100 de animação brasileira”, resume Marcos.

Para celebrar os 25 anos, o Anima Mundi traz para a capital uma retrospectiva dos anos de festival. Produções da Argentina, Suíça, Estados Unidos, Portugal, França completam a programação da mostra em Brasília. Além do longa-metragem convidado desta edição, o uruguaio Selkirk, o Verdadeiro Robinson Crusoé, de Walter Tournier.

SERVIÇO

Anima Mundi

  • De quinta a 12 de outubro.
    No Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul), de terça a domingo, das 9h às 21h. Ingressos a R$ 5; entrada franca no dia 12. Informações: 3108-7600. Classificação indicativa varia de acordo com o filme.

Mais lidas

Brasília recebe estreia da série “Cerrado,...
Daniel Vilela anuncia mudança no Detran pa...
Furto de energia gera prejuízo de R$ 10,3 ...
...