Como parte das comemorações do Dia Nacional do Motociclista (27 de julho), a Câmara Legislativa realiza sessão solene nesta segunda-feira (21), às 19h30, no auditório da Casa, com a participação de parlamentares e representantes de motoclubes e motogrupos do Distrito Federal e Entorno. A iniciativa da homenagem partiu dos deputados Prof. Reginaldo Veras (PDT) e Cláudio Abrantes (sem partido). Durante a solenidade haverá uma homenagem especial aos motociclistas vítimas de acidentes.
Recentemente, o Distrito Federal sediou a 14ª edição do Brasília Capital Moto Week. O evento, que teve início em 2004, surgiu com o intuito de comemorar o Dia Nacional do Motociclista. Desde então, vem acontecendo anualmente, sempre na última semana do mês de julho. Trata-se do maior evento motociclístico da América Latina e o terceiro no mundo. O Capital Moto Week já se consolidou e, inclusive, faz parte do calendário oficial do Distrito Federal.
Para o deputado Prof. Reginaldo Veras, eventos como o Capital Moto Week são de extrema importância, pois, além de gerarem receita e empregos para o DF e Entorno, movimentam o turismo na Capital Federal. Ele destaca, ainda, que o evento permite o encontro de apaixonados pelo motociclismo, possibilitando a troca de experiências e diversão.
Segurança – O motociclismo é sempre associado à sensação de liberdade e representa, também, mais rapidez para trafegar nas ruas e rodovias. Porém, comprovadamente, os perigos são constantes na rotina dos condutores de motocicletas. Dados divulgados recentemente pela imprensa revelam que, de cada 10 mortes no trânsito, três são de motociclistas. Essa preocupante realidade aponta para a necessidade de se reforçar a educação no trânsito em todo o território nacional.
Prof. Reginaldo Veras e Cláudio abrantes defendem a necessidade de o Poder Público intensificar as campanhas de respeito, segurança e educação, como forma de reduzir os índices de acidentes. Este ano, inclusive, eles apoiaram as campanhas “Pare de Dirigir Teclando” e “Maio Amarelo”, em defesa de um trânsito mais seguro.
Para o deputado Cláudio Abrantes, o motociclismo é muito mais que uma paixão: “É uma cultura sobre duas rodas que envolve união e parceria, sem deixar de lado a educação e a segurança no trânsito”.
A expectativa é de que centenas de motociclistas prestigiem a sessão solene em comemoração ao Dia Nacional do Motociclista. Já confirmaram participação representantes dos motoclubes: Ciganas Estradeiras, Legião de Cristo, Legião da Capital, Êxodos, Cinturões da Paz, entre outros.
Fonte: CLDF