BRB fecha parceria com Flamengo, que não será S/A

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Após aprovação do Conselho Deliberativo no início da semana, o Flamengo, em coletiva virtual, apresentou oficialmente o Banco de Brasília (BRB) como novo parceiro na manhã desta quarta-feira (1).

O presidente Rodolfo Landim e o vice de comunicação e markenting Gustavo Oliveira, ao lado de Paulo Henrique Costa, presidente do BRB, destacaram a “parceria inédita e histórica” no futebol brasileiro.

De acordo com Landim, o conjunto de ações tem um valor garantido de R$ 32 milhões, mas existe a expectativa por um aumento da receita com o passar do tempo.

“É difícil falar nesse momento (o valor anual), temos uma série de produtos que estamos desenvolvendo. O que podemos dizer a vocês é que o Flamengo tem a garantia de um mínimo de R$ 32 milhões, mas temos um plano de negócios e à medida que esses produtos chegam ao mercado a ideia é que essas receitas possam ir aumentando. Diria algo realista, não otimista, R$ 50 milhões por ano em 3 anos. Espero um resultado positivo, mais surpreendente ainda, para que a gente possa ter valores ainda maiores”,  disse o presidente do Flamengo.

O novo formato de parceria, segundo Landim, não significa um movimento do clube para se transformar em S/A. A visão das partes envolvidas na negociação é na divisão de receitas a partir de produtos financeiros a serem desenvolvidos em conjunto.

“O Flamengo não tem planos de se transformar em S/A, é uma associação desportiva. Não temos nada contra que outros clubes se transformem em empresas, mas a posição do Flamengo é de que quer permanecer como associação desportiva. Sobre o BRB, é muito cedo para falar algo, começar a desenvolver esses produtos, a divisão de receitas já foi explicada, e dependendo de como isso evoluir a ideia é trabalhar para formalizar uma empresa. Mas isso ainda é muito novo, são coisas para decidir mais tarde. O momento é trabalhar para desenvolver esses produtos.”

A diretoria anunciou no dia 19 de junho o acerto com seu novo patrocinador por um período de três anos. O valor mínimo garantido se dá pelo direito de exclusividade de exploração dos negócios previstos no acordo envolvendo torcedores, imagem e negócios corporativos com o clube.

O Conselho aprovou na noite de segunda-feira o contrato. Em votação online, com recorde de participação, houve 1.083 votos a favor, 31 contra e uma abstenção.

TRECHOS DA COLETIVA

INÍCIO DAS NEGOCIAÇÕES

Rodolfo Landim: “Começou de fato no ano passado numa visão muito focada em patrocínio, mas as discussões começaram a evoluir em março para outro conceito, de parceria. Aproveitar a lealdade do nosso torcedor para desenvolver produtos. Esse conceito evoluiu e agora estamos muito felizes de poder assinar esse contrato”.

Paulo Henrique Costa (BRB): “A questão chave é o engajamento da torcida. A gente fechou um contrato que não tem limite. Existe um plano de negócios base e a gente acha que vai superar”.

Paulo Henrique Costa, presidente do BRB, em apresentação oficial do Flamengo — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Paulo Henrique Costa, presidente do BRB, em apresentação oficial do Flamengo — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

VALOR GARANTIDO NO CONTRATO

Gustavo Oliveira: “Esse é o dinheiro mínimo que o Flamengo vai receber. Mas a gente acredita que será muito mais. Não só a gente acredita, o mercado acredita. As ações do banco valorizaram 64% depois da assinatura do contrato. Hoje o banco vale R$ 1,2 bilhão a mais do que antes de assinar com o Flamengo. O mínimo garantido vai ficar muito para trás. Não teremos de devolver dinheiro caso os resultados não cheguem a R$ 96 milhões em 3 anos”.

INÍCIO DA PARCERIA

Paulo Henrique Costa (BRB): “Nossa saudação muito especial a toda a Nação Rubro-Negra. Com imenso orgulho que a gente trata de uma parceria comercial e estratégica visando um banco digital e um conjunto de produtos exclusivos desde cartões, conta corrente, produtos de crédito e um conjunto de ações de relacionamento para aproximar ainda mais essa torcida fantástica de um clube tão querido. Uma parceria história, inédita. Nenhum outro clube de futebol tem uma parceria desse tamanho em que unimos nossas forças e dividimos todos os resultados ao longo dessa caminhada. Agradecemos o voto de confiança. Uma fonte perene e de longo prazo de recursos para o Flamengo, para que continue a ser o maior e melhor time de futebol do Brasil, com a maior torcida do mundo”.

MOTIVO DA APOSTA NO FLAMENGO

Paulo Henrique Costa (BRB): “Os valores não comparáveis. Pode se tornar uma empresa mais na frente e trazer um ativo muito grande para o Flamengo. A gente acredita que existe um espaço para ter um banco digital diferenciado, exclusivo para os 40 milhões de torcedores do Flamengo. A gente entende que esse modelo não existe no mercado hoje. E claro que o BRB vai atingir um outro patamar. O BRB quer se expandir no território nacional, então nada melhor que ter um parceiro como o Flamengo”.

AMAZON

Rodolfo Landim: “O que a gente está buscando e concluindo nesse contrato é uma parceria comercial. E o que nos foi oferecido e discutido com a Amazon, isso sim era um contrato de patrocínio. O que a gente fez foi evoluir pura e simplesmente de um patrocínio para um contrato de parceria, tentando envolver toda a massa de torcedores para buscar mais resultado. Isso não impede que tenhamos contatos com a Amazon para desenvolver produtos no futuro. Mas como proposta de negócio, a proposta do BRB foi muito muito melhor”.

Rodolfo Landim, do Flamengo, e Paulo Henrique Costa, do BRB, assinam contrato de parceria — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Rodolfo Landim, do Flamengo, e Paulo Henrique Costa, do BRB, assinam contrato de parceria — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

IMPACTO DA PARCERIA

Paulo Henrique Costa (BRB): “Valia 2,5 bilhões. O efeito de fato foi significativo, 64% de valorização, isso fez com que chegássemos próximos de 4 bilhões em valor de marcado. Quando a gente monta uma parceria desse tamanho, não existem limites para o que vamos construir. Existe uma estimativa inicial que essa parceria gere R$ 50 milhões por ano. Estamos construindo um negócio novo e ao final desse negócio, toda a base de clientes, produtos consumidos, serão meio a meio. E lá na frente discutiremos se faremos uma empresa, o que poderia ser um ativo extraordinário para o clube. O que posso dizer é que discutimos valores na casa de bilhão”.

Paulo Henrique Costa (BRB): “O BRB vem sendo procurado por diversos times. Nesse modelo específico, nosso objetivo no momento é concentrar esforços, fazer com que essa parceria vá longe e produza os resultados que a gente espera”.

BASQUETE x FUTEBOL

Paulo Henrique Costa (BRB): “A fórmula do negócio é diferente do basquete. No basquete foi negociada sim uma cota de jogos em Brasília. No futebol estamos falando de uma parceria. Essas discussões não estão em contrato, mas se entendermos que é importante para a parceria e para a torcida, eventualmente pode acontecer”. Fonte: G1

Saiba mais:

https://www.tudooknoticias.com.br/brasilia/brb-e-flamengo-assinam-contrato-inovador/

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