A Polícia Civil (PCDF) deflagrou nesta manhã de sexta-feira (19), megaoperação Rede contra o tráfico de drogas em áreas nobres do Distrito Federal.
Pelo menos 200 agentes foram às ruas para cumprir 35 mandados de busca e apreensão contra quatro grupos especializados na prática criminosa. Quatro mulheres e 18 homens haviam sido presos em flagrante por porte de drogas.
Os policiais cumprem mandados de busca e apreensão em Águas Claras, Brazlândia, Candangolândia, Ceilândia, Lago Norte, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas, Samambaia e Goiânia-GO.
Segundo investigações, os acusados são especializados em tráfico de cocaína e drogas sintéticas. Dos quatro grupos, dois são compostos por garotas de programa que costumam fazer ponto na via W3 Norte. De acordo com a PCDF, elas costumavam negociar programas junto à venda de cocaína. Quando o ato sexual terminava, taxistas eram acionados para entregar a droga aos clientes.
Traficantes e prostituição
De acordo com a 5ª Delegacia de Polícia (área central), uma das responsáveis pela operação, os grupos não são interligados, embora o método de atuação seja parecido. A maioria atua distribuindo as drogas para traficantes menores, que, por sua vez, entregam aos usuários.
Dois dos grupos são compostos por garotas de programa, há uma terceira organização que atuava entregando a droga diretamente aos usuários, na área central de Brasília — o chamado esquema de “delivery”. Já o quarto grupo repassava apenas para outros traficantes.