Força-tarefa do GDF atua para baixar casos e mortes de Covid-19 em Ceilândia e região

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

O número elevado de mortes e casos confirmados do novo coronavírus em Ceilândia, no Distrito Federal-DF, motivou o governador do DF, Ibaneis Rocha, formar uma força-tarefa integrada por secretários e administrador regional da cidade, Marcelo Piauí, a trabalhar em conjunto para detectar os motivos do registro de 1.118 casos e 35 mortes. A ordem é baixar os altos índices de Covid-19 custe o que custar.

 

Por Josiel Ferreira e Maurício Nogueira

Para tanto, o secretário de Governo,  José Humberto, foi escalado pelo governador Ibaneis Rocha para reunir uma força-tarefa, nesta terça-feira (2), juntamente com o secretário-adjunto de Saúde, Ricardo Tavares, a superintendente da Região Oeste, Dra. Lucilene Florêncio; o diretor da Regional de Ensino de Ceilândia, Marcos Antonio Sousa, Pezão o secretário da Casa Civil,  Valdatário Andrade Monteiro e o administrador Regional de Ceilândia, Marcelo Piauí.

Serão produzidos relatórios para monitoramento das medidas de prevenção, além das já divulgadas, tais como evitar aglomerações, uso de máscara obrigatório, e a recomendação ainda para as pessoas ficarem em casa e sair estritamente quando necessário, com todas as precauções.

Nesta segunda-feira (1), Ceilândia registrou 35 mortes e 1.118 casos. Segundo Marcelo Piauí, ainda uma minoria da população não usa máscara higiênica e produzem também filas em portas de bancos. Ele enfatizou que os moradores precisam entender, assim como os empresários da cidade que o momento é muito delicado.

“Você tem que ficar em casa se puder, só deve abrir o comércio que está autorizado. E as pessoas que forem sair de casa têm que tomar todas as medidas, como uso de máscaras e higienização correta. Só assim, nós vamos controlar essa pandemia que está aí”, ressaltou Piauí.

Crédito: Administração Ceilândia

 

Além disso, o isolamento também por uma parcela da população não é respeitado. Segundo dados da Secretária de Saúde do DF, foram registrados 123 profissionais da saúde infectados com o novo coronavírus.

A ação de hoje compreendeu a o deslocamento de 10 carros do GDF, saindo do Centro de Ceilândia, com esquipes integradas de representantes de secretaria, juntamente com Marcelo Piauí para percorrer locais mais críticos e iniciar uma campanha de esclarecimento.

As pessoas que estão em grupo de risco maior, os idosos acima de 60 anos e as pessoas que sentem sintomas, devem evitar circular pela cidade. E sempre evitar formação de grupos com aglomeração sem respeitar o distanciamento de pelo menos 1,5 a 2 metros.

Piauí lembrou que foram distribuídas 40 mil máscaras em Ceilândia, nos principais locais mais movimentados, como medida de combate à disseminação do vírus.

Controle ou lock down

O governador Ibaneis Rocha já avisou que se os números persistirem no crescimento de casos e de mortes, tomará medidas mais rigorosas, entre elas o lock down, que é o fechamento da cidade de Ceilândia.

Na ação desta terça-feira (2), a Secretaria de Saúde informou que novos postos de testagem para Covid-19 serão disponíveis à população em Ceilândia, sendo um no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 13, no P SUL 13.

Uma outra informação importante divulgada em Ceilândia é que foi prorrogado a data de encerramento das testagens para 12 de junho. O modelo drive thru é utilizado, onde as pessoas mesmo dentro dos veículos têm o dedo picado para coleta de gotas de sangue e o resultado é encaminhado por e-mail.

O endereço eletrônico para agendar o teste para a Covid-19 é testa.df.gov.br. Em Samambaia, foram realizados 2.585 testes até ontem.

Samambaia

Depois de Ceilândia, a segunda maior cidade com números elevados de casos de Covid-19 e Samambaia. Nesta segunda-feira (1), lá foram registrados 659 casos e 23 mortes. Os principais motivos apontados para o alto grau de incidência da Covid-19, além da falta de uso de máscaras higiênicas, aglomerações em praças e filas de bancos, predominantemente, as “festas da corona” como são chamadas tem aumentado, comprometendo as recomendações para evitar aglomerações.

A Polícia Militar do Distrito Federal tem registrado cada vez mais denúncias desse tipo de festa irregular, onde invariavelmente é regada a bebidas alcoólicas e consumo de drogas.

Testa DF

Vale ressaltar o endereço eletrônico para agendar o teste para a Covid-19 é testa.df.gov.br. Em Samambaia, de acordo com a Secretaria de Saúde foram realizados 2.585 testes até ontem.

A especialista Ana Helena, que é pneumologista reforçou que, para baixar os níveis de casos confirmados, é preciso convencer as pessoas de que é necessário evitar-se movimentação nesse período. E ao mesmo tempo as aglomerações.

Vale lembrar que a liberação do comércio gradual e o movimento referente ao Dia dos Namorados também deve ter maior atenção por parte dos cidadãos, bem como o uso de máscara, higienização das mãos quando se estiver fora de casa com álcool em gel. Somente, assim será possível evitar a disseminação do novo coronavírus.

Mais lidas

Helicóptero com presidente do Irã cai no A...
Gabigol pede desculpas por usar camisa do ...
Inocentado após 12 Anos: DNA liberta jardi...
...