Bolsonaro informou Moro sobre demissão de Valeixo: ‘Está decidido’

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Novas mensagens mostram que o presidente da República Jair Bolsonaro decidiu informar o então ex-ministro Sergio Moro (Justiça) de que iria trocar o comando da Polícia Federal horas antes da reunião ministerial realizada no dia 22 de abril.

A informação foi revelada pelo jornal O Estado de S.Paulo. Foram quatro mensagens trocadas entre Bolsonaro e Moro. “Moro, Valeixo sai esta semana”, disse. Em outra, o presidente afirma “Está decidido”. Na terceira diz: “Você pode dizer apenas a forma. A pedido ou ex oficio”.

Moro apenas responde: “Presidente, sobre esse assunto precisamos conversar pessoalmente. Estou a disposição para tanto”. Uma fonte informou que as mensagens são verdadeiras, e que constam no inquérito que investiga a suposta interferência de Bolsonaro na Polícia Federal.

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou, na tarde desta sexta-feira (22/5), o sigilo e permitiu a divulgação do vídeo da reunião ministerial de 22 de abril.

No dia 20 de abril, o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Maurício Leite Valeixo, foi exonerado do cargo. A exoneração ocorreu “a pedido”, segundo decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, e publicado no “Diário Oficial da União” desta sexta-feira (24).

Moro, no entanto, foi pego de surpresa pela exoneração – que não ocorreu “a pedido” como diz o Diário Oficial – e ficou indignado. Após o episódio, Moro convocou coletiva para anunciar sua demissão. Na ocasião, ele falou sobre a interferência de Bolsonaro na PF. (CNN)

Mais lidas

Gás de cozinha fica mais caro no DF
Bolsonaro reaviva 8/1 em 'Caminhada Pacífi...
Gleisi processa deputado por ofensa e miso...
...