86,6% dos moradores do DF aprovam a qualidade da água da Caesb

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Entre 2019 e 2024 a Caesb vem investindo mais de R$ 1 bilhão para modernizar, ampliar e melhorar os serviços de água e esgoto | Foto: Marco Peixoto/ Caesb

 

Pesquisa revela que 86,6% dos moradores do Distrito Federal consideram a qualidade da água fornecida pela Caesb ‘ótima’ ou ‘boa’; 73,7% avaliam o serviço de água e esgoto como ‘ótimo’ ou ‘bom

 

A qualidade da água fornecida pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) é classificada como “ótima” ou “boa” por 86,6% dos moradores do DF, conforme revela uma pesquisa realizada pelo Instituto Parolle. Entrevistando 3.200 residentes em 21 regiões administrativas entre 20 e 30 de agosto, o estudo também aponta que 73,7% dos entrevistados avaliam o serviço de fornecimento de água e tratamento de esgoto como “ótimo” ou “bom”.

O presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, acredita que o resultado da pesquisa confirma a eficácia da política de saneamento do Governo Ibaneis Rocha. “Os investimentos da Caesb visam fornecer água da melhor qualidade para os moradores do DF”, afirmou Reis. Entre 2019 e 2024, a Caesb investiu mais de R$ 1 bilhão em modernização e expansão dos serviços de água e esgoto, com planos de investir mais R$ 2,8 bilhões até 2027 e outros R$ 390 milhões com recursos do banco de desenvolvimento da Alemanha, KFW.

Os investimentos também contemplarão a geração de energia limpa através do aproveitamento do biogás da Estação de Tratamento de Esgoto Sul, o que promete reduzir o consumo de energia elétrica convencional e os custos operacionais da Caesb. Os recursos serão destinados também para reduzir perdas de água potável.

A pesquisa revelou que 99,4% dos entrevistados recebem água da Caesb em suas residências, com a maioria avaliando a qualidade da água como “ótima” ou “boa”. As regiões com maior satisfação incluem Sobradinho II (98%), Águas Claras (95,3%) e Plano Piloto (94,4%). No entanto, o Jardim Botânico, Candangolândia e Estrutural apresentaram índices mais altos de insatisfação.

A pesquisa ouviu moradores de ambos os sexos entre 16 e mais de 60 anos de idade, de todos os níveis de renda e de todos os graus de escolaridade | Foto: Cristiano Carvalho/ Caesb

No que diz respeito ao abastecimento, 94,8% dos moradores afirmam enfrentar problemas “nunca”, “raramente” ou “às vezes”. A Estrutural é a cidade com maior índice de problemas no abastecimento, com 25% de reclamações.

Sobre a rede de esgoto, 92,8% dos entrevistados confirmam que suas residências estão ligadas à rede da Caesb, com Santa Maria e Plano Piloto apresentando os maiores índices de cobertura. Por outro lado, o Jardim Botânico, São Sebastião e Estrutural possuem os maiores percentuais de imóveis não ligados à rede.

A pesquisa, realizada em plena época de seca, mostrou que, mesmo com o aumento no consumo de água potável, os serviços da Caesb foram bem avaliados pelos moradores.

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