Coronavírus: CEM 01 do Paranoá inova para dar continuidade às aulas durante quarentena

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

A professora Ana Paula Melo Gaspar leciona no Centro de Educação Médio 01 (CEM-01) do Paranoá. Com o intuito de não deixar alunos sem aulas, durante a quarentena para o combate da expansão da pandemia do novo coronavírus, ela teve a iniciativa de utilizar ferramentas eficientes para a produção de aulas e exercícios oferecidos aos alunos de modo remoto.

 

Ana Paula conta que já trabalha com o o portal www.educacem01.com.br site, criado por ela mesma, que conta com um longo cadastro de mais de mil alunos. Entretanto, com a dificuldade dos alunos em acessarem a internet, a professora conversou com o professor de Informática, Fred, que trabalha com a plataforma Modlle e adaptou-a para o CEM 01 do Paranoá.

“Com a vice-diretora Tatiana Aspeni, Fred que adaptou a plataforma Moddle e o site criado por mim, para desenvolver o projeto de ensino à distância. A plataforma serve para enviar exercícios, e o site www.educacem01.com.br serve também para os professores postarem aulas do Youtube. Nesse site há links dos canais Enemtutoriais e do Portal CEM01 do Youtube. Como os alunos não têm internet rápida, a comunicação é feita por e-mail e WhatsApp também”, contou a professor.

Com interação entre o site www.educacem01.com.br, o portal CEM01 no Youtube e Moodle – utilizado para envio das tarefas e aulas, e-mails dos professores foi possível eles se comunicarem com os alunos. E assim, continuar dando aulas mesmo à distância. Além disso também é utilizado um grupo de WhatsApp integrado por representantes de turma, como suporte para os alunos.

Atualmente a TV Justiça tem disponibilizado programação com aulas em vídeo, uma iniciativa da Secretaria da Educação durante três horas.

Ana Paula informou que após passar a quarentena, o objetivo é fazer uma avaliação dos alunos sobre os conteúdos ensinados. E depois, com o auxílio do Google Drive, validar as aulas junto à Secretaria da Educação.

Sala de aula online

A plataforma Moodle é um sistema para a criação de cursos online. Também chamada de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a solução tem sido utilizada em grande escala no meio acadêmico com ênfase na educação à distância.

Moodle  — Modular Object Oriented Distance Learning – é software livre, utilizado como ferramenta de apoio ao ensino e à aprendizagem.

O ambiente digital tem opção de ser configurado para rodar em qualquer máquina. Assim, funciona praticamente como uma sala de aula online.

Como vantagem principal, concentra em único espaço, todas as informações relativas à disciplina. O professor pode enviar o material didático por download. Assim, não há despesas com papel.

De acordo com o site do Moodle, recados aos estudantes podem ser visualizados. O sistema consegue, ainda, enviar e-mails com lembretes sobre apresentação de trabalhos e realização de provas. Desse modo, não há perigo de algum desavisado perder prazos.

O moodle proporciona a criação de um local complementar. Depois da aula, por exemplo, os debates podem continuar e ser aprofundados no fórum online.

“A plataforma pode ser baixada no celular. Desta forma os alunos que não dispõem de computadores tem acesso ao Moodle”, lembra Ana Paula.

 

Site da escola: educacem01.com.br

Canais: enemtutoriais e o Portal CEM01 do Youtube

 

O diretor da CEM 01 do Paranoá, Samuel Moraes, explica no vídeo, abaixo, qual foi a saída encontrada para os alunos não ficarem sem estudar durante, a quarentena provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Mais lidas

Pesquisa: Lula perde até pra Michelle, só ...
Canal Dourado conecta China ao Brasil e im...
Corrida pelo novo papa agita o Vaticano
...