Felix Palazzo diz que contratos de coleta economizam R$ 1 milhão/mês

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Os problemas observados na transição de método da coleta de lixo no Distrito Federal está-se normalizando, segundo o diretor-presidente do SLU-DF, Felix Palazzo. Contratos firmados representam economia mensal de R$ 1.056.172,11.

O diretor presidente do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) do Distrito Federal, Felix Angelo Palazzo, informou que os atuais contratos de coleta de lixo possibilitaram redução em relação ao preço calculado pelo órgão.

“Os valores dos três lotes somados (R$ 1,68 bilhão)  representam uma redução de 19,36% em relação ao preço estimado pelo SLUcerca de R$ 2 bilhõesOs novos contratos também representam uma redução de 3,6% em relação aos contratos emergenciais que estavam vigentes, o que representa uma economia mensal de R$ 1.056.172,11.

A declaração foi dada, com exclusividade, ao Tudo OK Notícias, nesta segunda-feira (18), com relação à coleta de lixo. Felix Palazzo esclareceu que tanto moradores do DF, quanto os comerciantes estão-se adaptando à modalidade de coleta dia sim, dia não, porém é necessário uma adequação ao novo método utilizado. “É uma questão de adaptação e ajustes nessa nova realidade da coleta de resíduos no DF”, disse.

Um outro problema contornado foi a adaptação também da coleta foi o ajuste das rotas. “As empresas ainda estavam se adaptando e os motoristas ainda estavam conhecendo os endereços e otimizando o seu percurso para o cumprimento das rotas’, destacou Palazzo.

Confira a íntegra da entrevista com o diretor-presidente da SLU:

Tudo Ok Noticias – O contrato assinado em outubro, com prestadores de serviços foi emergencial? Em quais condições eles foram firmados? 

Felix Palazzo – Os contratos anteriores que eram emergenciais pois a licitação para a contratação dos serviços sofreu uma  série de impugnações devido as representações de empresas concorrentes junto ao Tribunal de Contas do DF, além de duas suspensões solicitadas pelo TCDF para a realização de correções e ajustes nas planilhas do edital, que paralisaram o andamento por vários meses.

Somente em setembro de 2018 o SLU foi autorizado a dar continuidade ao processo e foram identificadas as três empresas vencedoras em cada um dos três lotes em que o DF foi dividido. A homologação foi finalmente liberada em maio de 2019, quando o principal questionamento feito pelo TCDF deixou de existir, com a desistência da Cavo Ambiental, que havia vencido o Lote 1 com um preço que geraria lucro negativo.

Com a desistência da Cavo Serviços e Saneamento, foi chamada a segunda colocada, a Valor Ambiental, que já presta serviço ao SLU, foi então a vencedora do Lote 1, a Sustentare venceu o Lote 2 e a Consita conquistou o Lote 3.

Tudo OK Noticias – Foi vantajoso financeiramente?

Felix Palazzo – Os valores dos três lotes somados (R$ 1,68 bilhão)  representam uma redução de 19,36% em relação ao preço estimado pelo SLUcerca de R$ 2 bilhõesOs novos contratos também representam uma redução de 3,6% em relação aos contratos emergenciais que estavam vigentes, o que representa uma economia mensal de R$ 1.056.172,11.

Tudo Ok Notícias – O sistema de coleta, no momento, não funciona de forma aceitável, segundo moradores. Já se passaram mais de trinta dias da implantação do novo modelo. Qual a avaliação do novo modelo (que teve início em 10 de outubro) da coleta de lixo dia sim dia não? 

Felix Palazzo – 65% das regiões administrativas do DF já eram atendidas em dias alternados há anos. Com os novos contratos todo o DF passou a ser atendido de maneira igualitária. Portanto a mudança aconteceu apenas onde a coleta era diária. É uma questão de adaptação e ajustes nessa nova realidade da coleta de resíduos no DF. Muitos moradores continuavam dispondo seus resíduos fora dos dias e horários da coleta deixando o lixo exposto e acumulando para o dia seguinte. Outro problema detectado pelo SLU e que já foi ajustado foi o cumprimento das rotas. As empresas ainda estavam se adaptando e os motoristas ainda estavam conhecendo os endereços e otimizando o seu percurso para o cumprimento das rotas.

Tudo Ok Notícias  – Houve divulgação suficiente para a população se adaptar à nova rotina?

Felix Palazzo – No dia 3 de outubro o SLU promoveu uma coletiva de imprensa informando sobre as mudanças para dias alternados em 35% da regiões, informando também sobre os novos equipamentos e as inovações na prestação dos serviços como varrição e pintura de meio-fio mecanizada. Consequentemente essa informação foi replicada nos principais meios de comunicação. O governo também, até hoje, divulga nos intervalos de maior audiência na TV, sobre essa mudança. As três empresas contratadas, antes mesmo do início da mudança, divulgou porta-a-porta para o público-alvo da sua prestação de serviço. Isso vem acontecendo até hoje, inclusive com carro de som.

Tudo Ok Notícias – Qual é o nível do número de reclamações na ouvidoria da SLU?

Felix Palazzo – Do dia 1º ao dia 10/11 caiu para 83 reclamações.

Tudo Ok Notícias – Moradores têm reclamado do excesso de lixo acumulado como um todo no Distrito Federal. Vale lembrar que ao final do ano há um aumento considerável de demanda pela coleta. Qual o problema levantado pela SLU para justificar lixo transbordando de contêineres?

Felix Palazzo – Nesses locais onde se via lixo transbordando em contêineres eram locais atendidos diariamente. Mesmo com a mudança, os moradores continuavam dispondo o lixo para a coleta nos contêineres, fora dos dias e horários, e esses se acumulavam com os demais do dia seguinte. Os síndicos de condomínios devem ficar atentos e verificar se a quantidade de contêineres é suficiente para atender a demanda que passou a ser maior, já que a coleta não acontecerá mais todos os dias.

Os estabelecimentos comerciais também deverão fazer sua parte e se adequarem a lei 5.610/2016 onde diz que resíduos gerados a partir de atividades comerciais, acima de 120 litros por dia, é de responsabilidade do seu gerador, devendo ele contratar uma empresa para coletar, transportar e descartar em aterro sanitário os seus resíduos.

Muitos desses estabelecimentos ainda não cumprem essa lei e acabam dispondo para a coleta comum com o SLU. Acostumados com a coleta diária, também impactaram no acúmulo de lixo em contêineres por essas regiões.

Tudo Ok Notícias – O que é executado para minimizar esse gargalo na coleta? Há um esquema especial da coleta para dezembro? 

Felix Palazzo – Já está se normalizando, já que houve diminuição do número de reclamações na Ouvidoria nos últimos dias. De 26 a 30/10 estava em 97, e do dia 1º até dia 10/11 caiu para 83 reclamações. O SLU trabalha com operações especiais de limpeza quando há eventos públicos não particulares.

Tudo Ok Notícias – Quando realmente ocorrerá a normalização no processo de coleta de lixo?

Felix Palazzo – Já está se normalizando.

Tudo Ok Notícias – A divulgação do novo modelo, com notícias divulgadas no site do órgão, tem tido acesso crescente por parte dos internautas? 

Felix Palazzo – Sim, inclusive nas redes sociais.

Tudo Ok Notícias – Como o senhor avalia a utilização do dispositivo Papa Entulho. Os cidadãos do DF estão utilizando a contento? O que se vê é ainda entulho jogados em esquinas e terrenos baldios
constantemente. A população faz a sua parte ou não?

Felix Palazzo – Para fazer sua parte, a população deve contratar empresas que atuam legalmente. Essas empresas precisam estar cadastradas no Sistema de Gestão de Resíduos no site do SLU. O cidadão contratante desse serviço de transporte de entulhos, deve cobrar dessa empresa o Controle de Transporte de Resíduos (CTR) assim que fechar a prestação  do serviço. Somente com esse documento, o cidadão terá  a certeza que esse entulho será descartado no único local público autorizado para receber essa demanda que é a Unidade de Recebimento de Entulhos (URE).

Quando se tratar de pequenos restos de obras, móveis velhos, galhadas e podas, o Papa Entulho é ideal para o descarte, já que é gratuito e não precisa contratar uma empresa para isso. Inclusive os carroceiros podem descartar os entulhos dos seus clientes no local também gratuitamente, mas infelizmente alguns preferem descartar em áreas públicas já conhecidas pelo descarte irregular. A população pode colaborar denunciando os flagrantes com imagens para o site da Ouvidoria Geral: www.slu.df.gov.br.

Hoje o SLU conta com 10 Papa Entulhos que ficam em Taguatinga, Gama, Planaltina, Guará, Asa Sul, três em Ceilândia e dois em Brazlândia. As pessoas que se preocupam com a questão ambiental fazem questão de andar um pouquinho para fazer o descarte correto.

Tudo Ok Notícias – Quais são as novidades previstas para curto e médio prazos na divulgação? Haverá reforço na propaganda de conscientização da população? As cidades satélites têm sido foco de palestras de divulgação do modelo de coleta. E no Plano Piloto?

Felix Palazzo – As empresas continuam com a orientação porta-a-porta, inclusive essa atuação está em contrato. Também estão com carro de som nas ruas de sua atuação. O SLU sempre atuou em parceria com as administrações regionais, principalmente com a questão da coleta seletiva, e agora também está reforçando as informações sobre essa coleta em dias alternados também. No Plano Piloto, os prefeitos de quadra se organizaram e estão mobilizando os moradores para ouvir as palestras com educadores do SLU.

O SLU também faz campanhas educativas nas suas redes sociais. Atualmente está com a websérie “A Saga de Recicléverton” com historinhas divertidas com orientação sobre o correto descarte dos resíduos, principalmente os recicláveis.

Tudo Ok Notícias – No programa de reciclagem de lixo haverá alguma modernização? 

Felix Palazzo – Com relação a reciclagem, nesse contrato a novidade é a expansão da coleta seletiva para todo DF. Atualmente a coleta seletiva acontece em 26 regiões administrativas, que atualmente são 32 no total. Esse atendimento em sua totalidade está previsto até abril de 2020. Assim que o cronograma estiver fechado, as empresas também estarão nas ruas para orientar a população. O SLU já tem galpões de triagem desde o ano passado onde já atuam cooperativas de catadores com todos os infraestrutura necessária para a prestação de serviço de triagem.

TudoOK Notícias –  Qual será o investimento para o próximo ano, nesse projeto? 

Felix Palazzo – A coleta seletiva já está inclusa nesses novos contratos. O que muda é que agora será em todo DF o que antes acontecia parcialmente. Dessa forma haverá mais material reciclável para os catadores proporcionando um aumento na renda desses trabalhadores.

TudoOK Notícias – E como um todo, além dos contratos a serem firmados haverá novidade em termos de inovação e tecnologia, qual o investimento?

Felix Palazzo – Com relação a esses novos contratos, o que muda para a coleta seletiva é apenas a sua abrangência. Já o serviço de limpeza recebe mais mecanização dos seus serviços, além de monitoramento da prestação dos serviços de coleta e varrição por GPS.

TudoOK Notícias – Como está a coleta seletiva de lixo? Essa importante ferramenta para melhorar o meio ambiente e geradora de empregos, tem números interessantes? Quais os resultados em números? 

Felix Palazzo – Como a coleta seletiva em todo DF vai acontecer de forma gradual até abril do ano que vem, por enquanto os números continuam os mesmos. Os cinco galpões de triagem recebem juntos, em média, 120 toneladas por dia da coleta seletiva. Com a ampliação para mais regiões esse número deverá aumentar e com isso proporcionar mais materiais recicláveis para os catadores para que possam comercializar, gerando renda.

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