Evento reúne especialistas, sociedade civil e gestores públicos para debater políticas ambientais e definir propostas para a etapa nacional da conferência
A 5ª Conferência Distrital do Meio Ambiente começou neste sábado (22/2) em Brasília, reunindo representantes da sociedade civil, gestores públicos, ambientalistas e especialistas para discutir estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas e fortalecimento da governança ambiental no Distrito Federal. O evento ocorre na Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), no SGAS 907, Conjunto A, e segue até este domingo (23), das 8h às 18h.
Coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF), a conferência faz parte da mobilização nacional em torno do tema Emergência Climática – O desafio da transformação ecológica. O encontro busca consolidar propostas que serão encaminhadas à etapa nacional da conferência, prevista para maio deste ano, contribuindo para a formulação da Política Nacional sobre Mudança do Clima.
Na abertura do evento, a vice-governadora Celina Leão ressaltou que o diálogo com a sociedade é fundamental para a construção de políticas públicas eficazes e alinhadas às necessidades reais da população do Distrito Federal. Segundo ela, a participação de diferentes setores fortalece a formulação de ações concretas para proteger o meio ambiente e garantir um futuro sustentável.
O evento está estruturado em cinco eixos temáticos: Mitigação, adaptação e preparação para desastres; Transformação ecológica; Justiça climática e governança e Educação ambiental.
As plenárias terão a missão de eleger as melhores propostas para representar o Distrito Federal na conferência nacional. O secretário de Meio Ambiente do DF, Gutemberg Gomes, destacou a necessidade de um compromisso coletivo para enfrentar os desafios ambientais da capital. “ É preciso unir esforços e construir soluções efetivas para a crise climática, aproveitando o espaço da conferência para ouvir a população e estruturar políticas públicas que realmente façam a diferença”, comentou.
A infraestrutura da conferência foi planejada para garantir uma participação ampla e democrática, incentivando o envolvimento da comunidade na formulação de diretrizes ambientais.
A conferência oferece transporte e alimentação gratuitos para os participantes, garantindo acessibilidade e participação ampla. Mais informações podem ser acessadas no site oficial da Sema-DF (www.sema.df.gov.br).
A programação continua neste domingo (23) com mesas de debate sobre governança climática e políticas públicas para a preservação ambiental. Ao final do encontro, será elaborado um documento com diretrizes para subsidiar ações concretas no combate às mudanças climáticas no DF e no Brasil.