22º Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida reúne autoridades internacionais e nacionais em Brasília

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Brasília está na contagem regressiva para sediar um dos maiores encontros internacionais com os principais nomes da medicina reprodutiva. O XXII Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (XXII CBRA) acontecerá entre os dias 1 e 4 de agosto de 2018, em Brasília, e traz os avanços da reprodução assistida e alternativas destinadas aos pacientes que buscam realizar o sonho de ter um filho.

 

A iniciativa da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) reúne médicos, biólogos, enfermeiros, psicólogos, embriologistas e demais profissionais da área de saúde. “Inúmeros desafios vêm sendo vencidos pela ciência, especialmente os preconceitos em relação à técnica e aos novos modelos de família”, ressalta a presidente da SBRA e do Congresso, Hitomi Nakagawa” Entre os temas que serão abordados estão os debates éticos e legais sobre a medicina reprodutiva assistida e as pesquisas na área relacionadas à genética, como o rejuvenescimento ovariano para as mulheres em menopausa precoce e a evolução nas áreas de engenharia genética para tratar doenças antes da formação do embrião.

 

Aperfeiçoamento de técnicas de implantação embrionária, indução da ovulação são os temas de abertura no Pré-Congresso, além de workshops que serão coordenados pela Rede Latinoamericana de Reprodução Assistida (Redlara). Ao longo dos três dias de encontro, os profissionais também vão debater reserva ovariana, tratamentos oncológicos, reprodução masculina, atenção psicossocial em infertilidade, útero de substituição, traços de personalidade, tratamentos em casais em idade avançada, declínio das taxas de nascido vivo em declínio, condução das técnicas em pacientes diagnosticados com Hepatite e HIV.

 

Na agenda constam ainda debates sobre o suporte psicológico aos pacientes quando se tem notícias de perdas gestacionais, além de orientações ao programa de doação de óvulos, a conduta ética na reprodução assistida e as novas normas de Reprodução Assistida, publicadas em 2017 pelo Conselho Federal de Medicinal.

 

CENÁRIO INTERNACIONAL – O Brasil tem se consolidado no cenário internacional da reprodução assistida. Prova disso são as mais de duas décadas de encontros com representantes de diversos países. “A troca de experiências contribui para o avanço no diagnóstico de infertilidade e seu tratamento, para a prevenção de doenças genéticas. Atualmente, o Brasil possui cerca de 190 centros de reprodução assistida dotados de alta tecnologia, com oferta de serviços e resultados comparáveis aos melhores centros do mundo”, afirma a presidente da SBRA.

 

PALESTRANTES – Entre os convidados internacionais estão o especialista em ginecologia e chefe do Serviço de Reprodução do Instituto Universitário Dexeus, em Barcelona, Buenaventura Coroleu (Espanha), o Diretor do Laboratório da Unidade de Medicina Reprodutiva de Las Condes, Javier Crosby (Chile),, Gustavo Martinez (Argentina), especialista em Embriologia Clínica, Dror Meirow (Israel), professor na Universidade de Tel Aviv com participação na Força-Tarefa de Preservação da Fertilidade na Europa, Norbert Gleicher (Estados Unidos), Panagiotis Drakopoulos (Bélgica). Será o Congresso com maior número de ícones mundiais na história dos CBRAs – 17 ao todo.

 

PÚBLICO-ALVO – O CBRA é destinado aos profissionais envolvidos e interessados no tema reprodução humana, associados ou não à Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida: médicos, residentes, acadêmicos, biólogos, psicólogos, enfermeiros e muitos outros.

 

MOVIMENTO DA FERTILIDADE – Paralelamente ao CBRA, acontece em Brasília o Movimento da Fertilidade. Promovido pela SBRA, o encontro vai falar sobre os cuidados para preservar a fertilidade natural e os riscos da gravidez tardia. A quarta e última etapa do Movimento, que passou por dez capitais brasileiras, desembarca na capital em 4 de agosto para uma manhã de atividades esportivas e um bate papo com equipes médicas especializadas em reprodução humana.  O público alvo são jovens em idade reprodutiva – dos 20 aos 35 anos, que representam hoje cerca de 25% da população do país. A ação acontece no estacionamento 10 do Parque da Cidade.

 

Serviço: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA

Data: 1 a 4 de agosto de 2018

Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB

Endereço: SCES Trecho 2, Conjunto 63, Lote 50 Asa Sul – Brasília/DF

Mais informações: http://sbracongressos.com.br

Mais lidas

Língua pela frente
Uso de Inteligência Artificial cresce e ge...
Cappelli, 'o Moçinho Mimado' do cerrado
...