Levantamento do Instituto Fecomércio-DF indicou que a expectativa de vendas maiores por parte dos lojistas para o Dia dos Namorados cresceu 12,7% em comparação ao registrado no ano passado. No total, 60,2% demonstraram otimismo com os resultados, enquanto 29,1% esperam estabilidade e 10,7% acreditam na possibilidade de retração. Entre os segmentos mais influenciados pela data, os lojistas estimam um crescimento médio de 21,7% nas vendas.
Entre os empresários que esperam crescimento nas vendas, os principais fatores associados foram o impacto comercial da data (34,7%), as ações promocionais (22,3%), a variedade (18,9%) e a qualidade das mercadorias (16,1%). Já entre os que anteciparam queda no desempenho, destacaram-se a instabilidade econômica (71,4%) e os preços dos produtos (28,6%) como os principais entraves.
Do ponto de vista do consumidor, 65,6% dos entrevistados afirmaram que pretendem presentear na data comemorativa. O valor médio estimado, por compra, foi de R$ 242,02, o que representou uma leve queda de 3,7% em relação ao ticket registrado em 2024.
“Esse otimismo pode estar ligado ao momento econômico do Distrito Federal, que permanece com melhor nível de emprego e renda do que o mesmo período do ano passado. Outro fator que impacta esse cenário é a queda na inadimplência no DF, conforme mostrou última pesquisa da CNC sobre endividamento”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.
Os itens indicados como os mais desejados para a data foram os cosméticos e perfumes (23,3%), roupas e acessórios (21,8%) e calçados (15,6%). Juntos, esses segmentos concentraram 60,7% das intenções de compra.
No que se refere às modalidades de pagamento, o cartão de crédito foi apontado como o meio mais utilizado, escolhido por 52,5% dos consumidores. Na sequência, vieram Pix ou transferência bancária (27,5%), débito (14,5%) e dinheiro (5,5%). Para os lojistas, o crédito também será predominante, escolhido por 81,2% como método de transação a ser mais utilizado durante a data.
As lojas de rua ou de bairro apareceram como o principal canal de compra, com 48% das escolhas, seguidas pelos estabelecimentos em shopping (32%) e pelas lojas virtuais (9,5%). O turno da tarde foi apontado como o horário ideal para as compras por 54,3% dos entrevistados. Já o sábado se destacou como o dia preferido para esse tipo de atividade, registrando 34,9% das intenções.
Entre os 34,4% dos consumidores que não demonstraram intenção de comprar presentes, os principais motivos relatados foram a ausência de alguém a quem presentear (59,1%) e a dificuldade financeira (17,1%).
Estratégias de vendas
Cerca de 76,4% dos lojistas afirmaram que os preços das mercadorias serão mantidos em relação ao ano anterior. Dos 18,1% que previram reajustes, as justificativas mais frequentes foram o repasse dos fornecedores (42,9%) e o aumento de impostos (32,1%). Já os 5,5% que indicaram a intenção de reduzir os valores, buscam, principalmente, atrair mais consumidores (52,9%).
No campo das estratégias comerciais, 81,9% dos lojistas relataram que adotariam alguma ação para estimular as vendas. As mais citadas foram as promoções (24,2%), as propagandas (19,8%), a diversidade de produtos (13,4%), a vitrine temática (10,5%) e o atendimento especializado (9,1%).
Para a comemoração deste Dia dos Namorados, 51,1% dos comerciantes optaram por manter inalteradas as quantidades de mercadorias, enquanto 44,1% decidiram ampliar a oferta de produtos para atender à demanda esperada. Apenas 4,8% informaram que pretendem reduzir os estoques neste ano.
Metodologia
Os dados da pesquisa foram coletados entre 5 e 14 de maio de 2025. A abordagem de consumidores se deu de forma aleatória, em diferentes pontos de circulação do DF, resultando em uma amostra de 305 respondentes.
Já a abordagem aos lojistas, direcionada aos proprietários e gerentes, deu-se de forma presencial, compreendendo uma amostra de 309 empresas de diferentes regiões e segmentos do DF.