Uma aliança entre gastronomia e cultura revitaliza ponto histórico na capital brasileira
A Casa de Chá de Oscar Niemeyer, um ícone indiscutível na paisagem de Brasília, está prestes a receber uma revitalização que promete resgatar todo o seu charme e vitalidade. Em uma cerimônia que contou com a presença ilustre do Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, foi anunciada uma parceria histórica entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Distrito Federal (Senac-DF) e a Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), marcando o início de uma nova era para este local emblemático na Praça dos Três Poderes.
Esta iniciativa, selada por um convênio de cooperação técnica de dois anos, com perspectivas de extensão, visa transformar a Casa de Chá em um vibrante café escola desde o ano passado. Sob a competente supervisão do Senac, o espaço passará por adaptações e receberá uma decoração que celebra o design único de Brasília, proporcionando não apenas um ambiente acolhedor, mas uma verdadeira imersão cultural.
O Governador Ibaneis Rocha ressaltou a importância desta parceria para o avanço do setor produtivo do Distrito Federal, enfatizando o papel fundamental da Casa de Chá na Praça dos Três Poderes. “Precisamos desta colaboração para seguir progredindo, fruto de mais uma parceria bem-sucedida com o setor privado, a Fecomércio e o Senac. Este será um espaço completamente revitalizado, assim como almejamos revitalizar toda a Praça dos Três Poderes”, declarou Ibaneis.

Destacando o crescimento do turismo na capital, o Governador ressaltou a importância deste setor para a geração de emprego e renda na cidade. José Aparecido Freire, Presidente do Sistema Fecomércio-DF, considera este convênio um marco significativo: “Estamos devolvendo a Brasília este importante ponto turístico, que proporcionará mais comodidade aos visitantes, oferecendo uma cafeteria onde as pessoas poderão sentar, tomar uma água, um café, o que atualmente não existe. Esta parceria é extremamente importante para o turismo do Distrito Federal”.
Para o Secretário de Turismo Cristiano Araújo, este acordo representa um passo histórico. “A ideia é que este seja um espaço acolhedor, onde as pessoas possam conhecer a Praça dos Três Poderes e depois desfrutar de um café ou chá com a família. Estamos dando vida a um local que faz parte da história de Brasília, de nossa rota cívica”, avaliou o Secretário.
Vitor Corrêa, diretor regional do Senac-DF, ressaltou a importância de devolver à comunidade um espaço tão significativo para a história da cidade. “A Casa de Chá será um local aberto a toda a população, um convite para que os brasileiros redescubram este local tão especial”, enfatizou.
Secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá e jornalista Josiel Ferreira
Com Gil Guimarães à frente da cozinha e os alunos de gastronomia do Senac colocando em prática seus aprendizados, a Casa de Chá promete não apenas delícias culinárias, mas também uma oportunidade única de vivenciar a realidade do mercado de trabalho. Para Lourdes, uma das alunas, esta experiência será fundamental para desenvolver habilidades e se preparar para o futuro profissional.
A previsão é que o novo espaço abra suas portas no dia 26 de junho, trazendo consigo não apenas a beleza da arquitetura de Niemeyer, mas também um cardápio irresistível e um serviço de alta qualidade, moldado pela expertise do Senac. Rosana Guimarães, supervisora da Casa de Chá, ressalta que a transformação do local será um marco para Brasília, oferecendo um ambiente diferenciado e acolhedor que reflete a essência da capital brasileira.
O evento contou com a presença da vice-governadora Celina Leão, do Secretário de Relações Internacionais do Distrito Federal, Paco Britto, do administrador de Brasília, Valdemar Medeiros, do Secretário de Estado de Governo do Distrito Federal, José Humberto Pires, da Comandante-Geral da Polícia Militar do DF, Ana Paula Barros Habka, da Secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, do deputado federal Rafael Prudente, do diretor da SLU Silvio de Moraes Vieira, do deputado distrital Daniel de Castro, da Superintendente do Sebrae-DF, Rose Rainha, secretária da Mulher DF Giselle Ferreira, do empresário Paulo Octávio, do empresári Higino França, além de empresários, Conselheiros do Senac-DF e Conselheiros da Fecomércio-DF.
Veja apresentação da nova Casa do Chá:
Apresentação em PDF