Países da Europa bloqueiam voos de seis países da África porque uma nova variante de Covid-19 foi descoberta e já se espalha no sul do continente
Uma nova variante do coronavírus, B.1.1.529, foi detectada na África do Sul, segundo confirmou o Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis (NICD), da agência sul-africana National Health Laboratory Service, nesta quinta (26).
A cepa, que deve ser batizada com um codinome do alfabeto grego pela Organização Mundial de Saúde (OMS), já é investigada por cientistas. Ainda não se sabe ao certo se ela é mais perigosa do que outras variações do coronavírus Sars-CoV-2.
Porém, há temores reais de que a variante seja altamente contagiosa, pois apresenta uma “constelação muito incomum de mutações”, informa Túlio de Oliveira, diretor do Centro para Resposta Epidêmica e Inovação, na África do Sul, segundo o The New York Times.
Cientistas alertaram que onde há vacinação o virus circula e fica mais suscetível às mutações.
A Organização Mundial da Saúde já havia feiro alertas para que países mais desenvolvidos enviassem vacinas para países da África devido a situação de fragilidade e baixos índices de vacinação.
A estratégia dos países, como Alemanha, Inglaterra entre outros é não deixar entrar pessoas contaminadas, pois vivem uma onda de infecção no momento.