Aviões da FAB continuam a ser usados por parentes e convidados de autoridades

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante entrevista coletiva após reunião do Comitê Nacional de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19.

 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, deu carona a esposa e filhos, junto com parentes de outras autoridades por 20 vezes utilizando aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). A pasta informou que não há ilegalidade nos deslocamentos.

Os voos ocorreram entre 25 de março e 8 de agosto, de acordo com dados do Ministério da Saúde acessados pela Lei de Acesso à Informação. As viagens do ministro foram realizadas dentro da agenda oficial, informa a Folha de S.Paulo. Ele tomou posse no dia 23 de março

Em pelo menos 11 dos voos a esposa Simone Queiroga acompanhava o ministro. Por duas vezes os destinos foram João Pessoa, local onde mora o ministro.

O ministério da Saúde não informou se os parentes de Queiroga e de outras autoridades participaram das agendas ou qual a razão de terem embarcado nas aeronaves da FAB. E ressaltou que a autoridade tem a opção de preencher vagas ociosas nos voos.

Três filhos do ministro estavam em oito voos diferentes. O advogado Marcelo Antônio Cartaxo Filho acompanhava o pai no mesmo dia no trecho de Brasília para São Paulo, depois ao Rio de Janeiro e retornou à Brasília.

Enquanto o estudante Antônio Cristóvão Araújo fez viagens de ida e volta de Brasília a Maceió em 1º de julho. E no dia 2 foi junto com o ministro para Porto Alegre.

A filha Daniela Araújo, que é médica, foi como pai em viagem do Rio de Janeiro para Brasilia em 3 de agosto e retornou à capital carioca no dia 7 do mesmo mês.

Já a esposa do senador Fernando Bezerra (MDB-PE) o acompanhou em voo do Ministério da Saúde de Petrolina-PE para a capital do estado, Recife.

Outra esposa, desta vez do ministro do Turismo, Gilson Machado, a médica Sarita Pessoa usou o avião da FAB para se deslocar de Brasília para João Pessoa, dentro da agenda de Queiroga.

O ministério do Turismo confirmou que a médica Sarita Pessoa embarcou no avião da FAB, mas que não há irregularidades pois a carona está prevista no decreto que regulamenta o uso das aeronaves por autoridades. Já a assessoria do senador Bezerra não se manifestou, após ser procurada.

Vale ressaltar que o presidente Jair Bolsonaro, dias antes de assumir o posto divulgou cartilha com normas e procedimentos éticos, e acerca de voos oficiais está definido que somente o ministro e a equipe que o acompanha na agenda podem utilizar as aeronaves.

Segundo a reportagem, o Ministério da Saúde destacou que em decreto que regulamenta o uso de aeronaves, consta que “ficarão a cargo da autoridade solicitante os critérios de preenchimento de vagas disponíveis além daquelas ocupadas pelas autoridades que compartilharem o voo e por sua comitivas”.

Segundo a reportagem, o Ministério da Saúde destacou que em decreto que regulamenta o uso de aeronaves, consta que “ficarão a cargo da autoridade solicitante os critérios de preenchimento de vagas disponíveis além daquelas ocupadas pelas autoridades que compartilharem o voo e por sua comitivas”.

 

Mais lidas

Governo, CLDF e Povo: A tríplice que derru...
Rally das galáxias? Não, é o Sertões em Goiás
Circuito Sesc + Corridas encerra inscriçõe...
...