Amapá retorna ao restabelecimento da energia elétrica

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

O estado do Amapá esta com cinco dias de apagão energético.

Durante a madrugada e a manhã deste sábado (7), o fornecimento de energia foi retomado na maior parte dos bairros da capital e em algumas áreas de Santana, na Região Metropolitana de Macapá.

O Ministério de Minas e Energia informou que conseguiu conectar a rede do Amapá ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Já a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) anunciou que vai ter rodízio de energia para atender os habitantes.

Quase 90% da população do Amapá – cerca de 765 mil pessoas – ficou sem energia elétrica na terça-feira (3). Um incêndio atingiu a principal subestação do estado, que alimenta 13 das 16 cidades amapaenses.

Com a falta de eletricidade, houve problemas no fornecimento de água potável e ainda falhas nas telecomunicações, além de filas nos postos de combustíveis e prejuízos ao comércio.

Alcolumbre no circuito

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, viajam para Macapá na tarde deste sábado (7/11) para acompanharem o processo de restabelecimento do fornecimento energia elétrica no Amapá.
Com embarque programado em Brasília para às 14h e chegada na capital amapaense às 16h30, a comitiva deve realizar uma visita técnica à subestação de rebaixamento de carga da empresa Isolux.
Amanhã, está prevista outra inspeção dos trabalhos no município de Laranjal do Jari.
Um incêndio na subestação Macapá ocorrido na noite de terça-feira, 3, levou ao desligamento automático da linha de transmissão Laranjal/Macapá e das usinas hidrelétricas de Coaracy Nunes e Ferreira Gomes.
O fogo tomou conta da subestação e interrompeu cerca de 250 MW de carga elétrica. Ao todo, 14 dos 16 municípios do Estado ficaram sem energia.
Retorno de fornecimento

Ministério de Minas e Energia (MME), que lidera os serviços de retomada da energia no estado, previa ter fornecimento para até 70% do estado nesta madrugada. Na sexta-feira (6), um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou com equipamentos para ajudar nesse retorno.

Em nota na manhã deste sábado, o MME informou que concluiu os reparos em um dos transformadores da Subestação Macapá, o que permitiu o início gradativo do atendimento aos consumidores amapaenses.

Ainda de acordo com o MME, até 9h30, 33% da carga típica para o horário estava sendo atendida.

Mais lidas

Restaurant Week celebra 65 anos de Brasíli...
Filmes selecionados para o Fica 2025 serão...
CLDF: “Contra a dengue, a favor da vida”
...