Primeiras chuvas trazem alívio para os brasilienses

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Volta a chover em Brasília, após 126 dias de seca.

Por Simone Salles

 

Após um início de dia nublado e dias anteriores abafados, de recorde de calor e umidade baixa, a chuva finalmente traz alento aos brasilienses. Foram 126 dias sem chover. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Mas os alagamentos e cortes de luz ocorreram em algumas áreas, problema que se repete com a chegada das primeiras chuvas. O último dia do inverno fecha com temperatura amena, chuva com raios e algumas rajadas de vento.

Como já é tradição entre os brasilienses, os primeiros pingos foram comemorados com palmas nas janelas e postagens nas redes sociais. Nos últimos dias, a umidade relativa do ar ficou muito baixa e a população em alerta. Mesmo acostumadas à secura, as pessoas redobraram os cuidados com hidratação, evitando a exposição ao sol nos horários mais críticos. Também houve focos de queimadas, que preocuparam os moradores.

A semana que começa deverá marcar o retorno gradativo das chuvas, interrompendo o período longo de estiagem. A previsão é que volte a predominar áreas sem chuva ou com chuvas de baixa intensidade na região centro-oeste. A primavera se inicia nesta terça-feira (22) com expectativa de chuva, que deve durar até quinta-feira. O tempo seca e fica sem previsão de chuva a partir de sexta-feira. O primeiro fim de semana da primavera será de calor e sol.

 

Mais lidas

Criança de 9 anos morta em conflito em Cei...
Senac-DF e Casa de Chá: O encontro transfo...
Ajude o RS: Sesc-DF envia doações
...